quarta-feira, 16 de março de 2011

Quando nós somos os vilões

Outro dia assisti "Avatar",na TV a cabo.Fiquei agradavelmente surpresa.Confesso que ,quando passou no cinema,não me empolgou a ponto de me fazer sair do conforto do meu lar pra assistir,mas eu estava errada.Eu adoraria ter assistido no cinema,em 3D  então,deve ter sido lindo!Gosto de tudo que sai da mesmice.Já estava de saco cheio de filmes sobre alienígenas.Mas,que tal um filme em que nós somos os alienígenas?Em que deixamos de ser as vítimas pobres e inocentes da invasão,para sermos os invasores?Na minha opinião,se tivéssemos a capacidade para viajar para outros planetas  ,e estes  mostrassem riquezas a serem exploradas,não tenho dúvidas de que teríamos o mesmo comportamento invasivo,dominador e ganancioso que muitos paises desenvolvidos tem sobre outros países tidos como inferiores,de terceiro mundo,mas cheios de riquezas naturais.Acho que foi a critica implicita do diretor James Cameron,já notorio pelas atitudes em defesa do meio ambiente.
Essa inversão de papeis em Avatar me fez lembrar de outro filme ótimo chamado "Os outros",surpreendente também em mostrar que nem tudo é o que parece e muitas coisas podem ser aterrorizantes pra uns e não pra outros,depende do ponto de vista..
Acabei de ler também "O morro dos Ventos Uivantes",outra obra genial que também sai da mesmice.Nunca vi um casal romântico tão completamente humano,sem maniqueísmos.Sentem amor,ódio,egoísmo,medo..Às vezes,eu amava Cathy e Heatchcliff,às vezes ,odiava.Tinha horas que sentia  desprezo,outras vezes,pena.A autora foi genial,totalmente inovadora para a  época.
Sinto tanta inveja dos escritores,roteirista de cinema...Como conseguem criar dentro da cabeça,historias tão complexas?Eu ,quando muito,consigo escrever um conto.Não tenho imaginsação pra tanto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário