quinta-feira, 24 de março de 2011

Era uma vez no Olimpo parte III

     Juno foi me arrastando pela sala,falando sem parar.
       -Sabe,a coisa não está fácil nem para nós ,Deuses.Ninguém mais nos presta cultos ou oferece sacrifícios em troca de nossos favores.Nem ao menos tem medo de nós.Me sinto como uma figura decorativa,como a rainha da Inglaterra,que reina,mas não governa.Visitam nossos templos para tirar fotografias,matar a curiosidade,e só.Outro dia um se pendurou na minha estátua para fazer uma pose.Onde está o respeito?Precisamos da fé das pessoas para fortalecer nosso poder!Mas este mundo mudou muito,está tão diferente...
     Fiquei pensando se aquilo era uma entrevista ou uma sessão de psicanálise.
     -Veja o caso do meu marido,Júpiter.Ele nem pode mais lançar seus raios em paz pelos céus.Outro dia quase foi atropelado por um Boing 737!E essa poluição terrível nos céus?Ele fica tossíndo o tempo todo com essa fumaça.
    De repente entrou na sala uma linda mulher loira, com roupa de ginástica.Tinha um corpo escultural e um rosto com  uma perfeição divina.Nem se dignou a nos olhar,saiu correndo pela porta afora ,em ritmo de corrida.Olhei interrogativamente para Juno.
   -Essa daí ,como você deve supor,é a  deusa Vênus.Está saindo para praticar corrida, de novo.Vive obcecada pela idéia de magreza.Não se conforma que o padrão de beleza mudou atualmente.As consideradas deusas da beleza agora são aquelas modelos esqueléticas,não as mulheres curvilíneas como ela.Dizem até que provoca o vômito escondido da ambrosia que come,mas  está fazendo terapia para superar isso,com a sua nora,a Psiquê,mulher do seu filho,o Cupido.
   -Psiquê é psicoterapeuta?
   -Lógico,com um nome desses,que outra profissão poderia seguir?Por falar em Cupido,o coitado também esta em dificuldades,pediu para o Deus Vulcano forjar flechas mais rígidas e afiadas,porque o coração das pessoas está tão duro,mas tão duro,que está praticamente impossível introduzir amor dentro dele.
  Enquanto ela falava,entrou no hall um homem,ou pelo menos de  aspecto humano,com uma roupa toda rasgada,na camiseta estava o símbolo do grupo Greenpeace.
  - Netuno!-disse Juno-O protesto terminou em confusão de novo?
  De repente,ele sofreu uma tranformaçao espantosa,tornando-se uma gigantesca figura,de cabelos loiros ,túnica branca e um tridente na mão.Saiu pisando duro,mal humorado,sem responder a pergunta de Juno,que me contou:
  -Ele costuma se disfarçar de mortal e se infiltra como ativista no grupo Greenpeace.É uma das maneiras de protestar contra a destruição e poluição dos mares.Nem sempre dá resultado,os humanos podem ser bem intransigentes.Às vezez ele fica tão furioso,que causa verdadeiros maremotos!
  Fiquei gelada.
 -Ele parece furioso agora,será que vai provocar outro tsunami?
 -Não,não.Esculápio,nosso médico,prescreveu alguns calmantes para ele.Se ele não fosse um Deus imortal,acabaria morrendo de infarto se não de acalmasse.
  Nossa conversa foi bruscamente interrompida por outra enorme figura,maior que todas as outras,cabelos e barba brancas e compridas,uma imensa coroa dourada e uma lança prateada em forma de raio em uma das mãos.Entrou esbaforido,gritando com sua voz de trovão:
  -Juno,que história é essa de ficar recebendo mortais em nosso palácio sem ser expressamente autorizada por mim?
  -Calma,querido,eu ia te contar.Ela é  reporter de uma famosa revista ,que irá falar sobre nós para o mundo inteiro.Você não acha que já é um grande passo para que voltemos a ter o nosso poder e fama de volta?
  Ele a olhou,desgostoso.
  -Você deixou que a sua vaidade lhe cegasse o discernimento.Não está vendo que ela está mentindo?
  Ela me olhou,chocada.
 -Você mentiu para mim?
 -Bem,eu...não completamente...
 -Sua estúpida!-ele se dirigiu a mim,furioso-Achava mesmo que iria conseguir enganar um Deus?
                                              (continua na próxima postagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário